Apresentação











Há coisa de 20 anos, eu - que tenho a bicicleta como veículo de locomoção urbana - pedalo por estradas do Espírito Santo.
Recentemente tornei essas viagens ciclístico-literárias mais frequentes e mais longas.
Em 2013 e 2014, pra começar esta etapa, realizei duas viagens, uma para o Sul e montanhas e outra para o Norte e Noroeste do nosso estado, palmilhando, digamos assim, todo o litoral capixaba, a região do Caparaó e boa parte do desolado e árido território que a cartografia me sugere nominar de Torreão Noroeste do Espírito Santo.
Agora, em 2016, fiz o Circuito Rio Doce.
Digo que essas viagens têm objetivo ciclístico-literário por pelo menos dois motivos, além da natural inspiração poética que a estrada oferece.
Um é que tenho aproveitado para distribuir meus livros de poesia pelas bibliotecas municipais e pelas bibliotecas das escolas públicas existentes na rota de viagem.
Como aproveito, também, para levá-lo em mãos até o possível (e disperso) leitor.
Além disso tenho no site Estação Capixaba uma página intitulada - como este Blog - Com a magrela na estrada (http://www.estacaocapixaba.com.br/ 2016/10/com-magrela-na-estrada.html) onde publico, em forma de crônicas - acompanhadas de fotos - os relatos dessas viagens.
Para planejar meus percursos ciclísticos tenho levado em consideração as características geográficas, culturais, turísticas e poéticas que me permitam fazer dos relatos desenvolvidos, (pretensos) produtos literários.
Este Blog e a página no Facebook (visite também www.facebook.com/com-a-magrela-na-estrada-768705350001022/ ) são formas que encontrei de divulgar, compartilhar e interagir com toda a galera - de ciclistas ou não - o planejamento e a realização das viagens.
Além das crônicas e ainda como parte dos projetos de viagem, escrevi - e também está disponível na Estação Capixaba - o livro Poesia de bolso, pequenos poemas pedestres.
Tanto o conjunto das crônicas (e fotos), quanto o livro, podem vir a ter - espero - edição impressa.
A próxima viagem está prevista para o segundo semestre deste ano.
Possivelmente - é o que quero - ela começará antes da primavera.
Prometo - antes, durante e depois - ir relatando (com textos e fotos), aqui e nos canais anunciados, detalhes desta viagem.

Outono, 2017.


© 2017, Gilson Soares.



Comentários